sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os tipos de clima do mundo

Que fatores definem o Clima?

O Clima de uma região, como já vimos, é determinado pela sucessão habitual dos tipos de tempo. Logo, em um longo período de tempo (avalia-se a cada 30 anos) pode ocorrer uma mudança do clima, fato que até hoje nunca aconteceu.
Os fatores climáticos -em ordem decrescente de influência- são latitude, altitude e correntes marítimas. Estes atuam sobre os elementos climáticos, como a precipitação e a temperatura, os mais importes, entre outros: umidade, pressão atmosférica, nebulosidade, vento, etc. Esses, por sua vez, formam o tempo, que, em suas sucessões, definem o clima.
Além disso, podemos relacionar as zonas climáticas ao tipo de clima que nelas ocorrem, pois a localização geográfica de cada um deve-se, principalmente, à inclinação do nosso planeta em relação ao Sol. Como podemos observar no mapa a seguir, devido a estas zonas, podemos classificar os climas em quentes, frios, temperados e de altitude.


Explicaremos a seguir cada clima do nosso mundo, detalhando alguns com imagens e gráficos que indicam a temperatura e a pluviosidade da região em que estes predominam.

Equatorial

Clima característico da região intertropical, com elevada temperatura média do ar, entre 24º C e 27º C e média mensal sempre acima de 18º C. Têm altos índices pluviométricos, não apresentando períodos de seca. Não existem estações definidas. A vegetação típica deste clima é a Floresta Equatorial.

(Kuala Lumpur - Malásia)

Tropical Úmido

Apresenta temperaturas elevadas no verão, chegando a 40º C, e suaves no inverno, em torno de 20º C, além de apresentar duas estações, a úmida e a menos úmida. Sua amplitude ter
mica anual é baixa, já as temperaturas médias mensais são altas durante o ano inteiro. A vegetação pode ser floresta úmida, savana alta ou savana baixa.
(Serra do Mar no Paraná, Brasil)

Tropical Seco

Apresenta duas estações, sendo a seca mais longa que a úmida. Ocorre na zona envolvente dos desertos e mantém temperatura elevada ao longo do ano. Não há muita precipitação, esta ocorre concentrada em três a quatro meses úmidos. A vegetação predominante é a savana.


(Caxito – Província do Bengo)


Desértico

Neste clima a pluviosidade é muito baixa, e irregular, porém pode haver precipitações elevadas em um curto período de tempo. As temperaturas médias diárias e anuais são bastante elevadas. A vegetação não é permanente.

(Uluru - Austrália)

Polar

A temperatura media anual situa-se abaixo de 0ºC e, no inverno, chega a –50ºC. Há pouca preciptação, que ocorre nos meses mais quentes. Os solos são permanentemente gelados e a vegetação é tundra. Existem duas estações.

(Barrow - Canadá)

Subártico

Os verões são frios e curtos e no inverno as temperaturas médias mensais podem chegar a serem inferiores a -40º C. A média anual de temperatura fica abaixo de 10º C
e amplitude térmica é elevada. As precipitações são escassas e caem sob forma de neve. A vegetação típica é a taiga, floresta de coníferas.

(Angmagssalik - Groenlândia)

Desértico frio

Este clima tem duas estações. No Verão as temperaturas médias mensais são elevadas e no inverno são baixas. A amplitude térmica anual e diurna são muito altas. A precipitação é muito reduzida e ocorre, principalmente, no verão. No inverno ocorre sob a forma de neve. A vegetação é a caatinga.

(Kalsalinsk - Cazaquistão)

Continental frio

Clima caracterizado por uma amplitude térmica muito elevada: A temperatura no verão chega a 15ºC, enquanto no inverno a -25ºC. A precipitação é escassa e ocorre principalmente no verão. Apresenta duas estações, o verão e o inverno.


(Fair Banks - Alaska)

Clima temperado continental

É um clima de extremo: Verão quente e chuvoso e inverno rigoroso, com queda de neve. Logo, a amplitude térmica anual é muito elevada. A vegetação típica é a pradaria.


(Moscovo - Rússia)

Clima temperado marítimo

A umidade é elevada o ano inteiro e as temperaturas moderadas devido à influência marítima. A amplitude térmica anual é relativamente pequena. A vegetação típica é uma floresta temperada, hoje bastante devastada.

(Valentia - Irlanda)
Subtropical úmido

Neste clima a amplitude térmica anual não é muito elevada. A temperatura média do mês mais quente ultrapassa, frequentemente, os 22ºC. O Inverno tem temperaturas moderadas, raramente inferiores a 0ºC. É caracterizado por ter quatro estações.

(Washington - EUA)

Mediterrâneo

As temperaturas médias mensais oscilam entre os 18ºC e os 25ºC; porém, a temperatura máxima pode atingir os 40ºC. Os verões são quentes, secos e longos e os invernos frios e/ou moderados úmidos e curtos. A vegetação é um bosque com plantas adaptadas às secas, com raízes profundas, chamado maquis (hoje intensamente devastado).


(Badajoz - Espanha)

Clima de altitude

O Clima de altitude está presente em qualquer lugar do planeta com altitudes elevadas. Quanto mais aumenta este fator, maior a precipitação e menor a temperatura. Sendo assim, apresenta temperaturas muito baixas, não ultrapassando os 10º C, e amplitude térmica baixa. Suas precipitações são muito abundantes e geralmente ocorrem sob a forma de neve.

(Santis - Suiça)

6 comentários: